COR & LUZ
O elemento determinante para o aparecimento da cor, é a luz. Então, a coloração dos objetos varia de acordo com a luz que os ilumina. A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor. Assim, um objeto é azul se absorve preferencialmente as frequências fora do azul. Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores primárias (amarelo, azul e vermelho), enquanto o preto é a ausência de luz. A COR NÃO TEM EXISTÊNCIA MATERIAL e sua percepção é puramente psicológica. Verde, por exemplo, como as esmeraldas, é uma cor ambivalente, a cor do dinheiro, do jogo, dos campos, das mesas dos carteados, daquilo que muda como as folhas das árvores, a natureza, a cor que as crianças não gostam de comer, cor da juventude, da seiva, dos marcianos, cor da permissão como a do semáforo, da liberdade.
Pintura a óleo, restauro, pinturas especiais, estêncil, envelhecimento, trompe l'oeil, texturizados, efeitos, cores, técnicas, estilos, dicas, idéias, planejamento, imagens, paredes, objetos, presentes, móveis, aulas, decoração, reformas. DICAS SEMANAIS.
domingo, 24 de agosto de 2014
sexta-feira, 1 de agosto de 2014
Pátna
A pátna é um acabamento delicado para a madeira, próprio para móveis, portas e pequenos objetos. Este exemplo tem três cores e torna a peça bastante original.
Embora seja um processo bastante trabalhoso, é possível aplicar a pátna sobre uma parede inteira. Utilize uma escada e trabalhe de cima para baixo, tomando cuidado para não interromper o movimento do pincel. Se você não tiver um pincel de pátna, depois que a segunda cor estiver seca, lixe de leve a parede para fazer aparecer a cor de baixo.
Assinar:
Postagens (Atom)