domingo, 24 de agosto de 2014

COR & LUZ
O elemento determinante para o aparecimento da cor, é a luz. Então, a coloração dos objetos varia de acordo com a luz que os ilumina. A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor. Assim, um objeto é azul se absorve preferencialmente as frequências fora do azul. Considerando as cores como luz, a cor  branca resulta da sobreposição de todas as cores primárias (amarelo, azul e vermelho), enquanto o preto é a ausência de luz. A COR NÃO TEM EXISTÊNCIA MATERIAL e sua percepção é puramente psicológica. Verde, por exemplo, como as esmeraldas, é uma cor ambivalente, a cor do dinheiro, do jogo, dos campos, das mesas dos carteados, daquilo que muda como as folhas das árvores, a natureza, a cor que as crianças não gostam de comer, cor da juventude, da seiva, dos marcianos, cor da permissão como a do semáforo, da liberdade.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Pátna

A pátna é um acabamento delicado para a madeira, próprio para móveis, portas e pequenos objetos. Este exemplo tem três cores e torna a peça bastante original.
Embora seja um processo bastante trabalhoso, é possível aplicar a pátna sobre uma parede inteira. Utilize uma escada e trabalhe de cima para baixo, tomando cuidado para não interromper o movimento do pincel. Se você não tiver um pincel de pátna, depois que a segunda cor estiver seca, lixe de leve a parede para fazer aparecer a cor de baixo.

AULAS DE PINTURAS